Nós e o Chá

O chá é a segunda bebida mais consumida em todo o mundo, sendo bebidas duas mil milhões de chávenas de chá todos os dias.

Pode ser definido pela sua cor (Preto, Verde, Vermelho, Branco...), pelos seus nomes exóticos (Oolong, Darjeeling, Ceilão...), e pelos seus aromas florais (Camélia, Rosa, Jasmim...).


Para além disto, tem propriedades medicinais, combatendo a formação de células cancerígenas, inflamações, o envelhecimento...

O chá é tradicionalmente usado, nos seus países de origem, como uma bebida benéfica à saúde em vários aspectos.


Recentemente, cientistas têm-se dedicado aos estudos dos efeitos do chá sobre o organismo, bem como conhecer melhor as substâncias que promovem esses efeitos.

Alguns estudos já demonstraram que o chá preto é eficaz como antioxidante e neuroestimulante, tendo sido aplicado em estudos contra o cancro e a epilepsia. E o que chá verde demonstra propriedades músculo-relaxantes, com efeitos sobre a hipertensão e ulcerações no aparelho digestivo.

Segundo alguns textos ligados à medicina natural e ao mundo da ervanária, existem alguns chás e infusões que podem aliviar certos tipos de mal-estar.

No entanto, há que ter em conta que todos os tipos de chá são ricos em cafeína e saponinas que, quando ingeridas em excesso podem causar danos no organismo.



Beneficios do chá


É anticancerígeno, diurético e adelgaçante. Mas não só. Veja tudo o que esta bebida pode fazer por si

Não é um medicamento, mas os seus benefícios para o organismo são variados. Existem várias espécies de chá. Conheça as vantagens de cada um.

Os tipos básicos de chá, produzidos sobretudo na China, Índia e Ceilão, são provenientes da mesma espécie (camellia sinensis).

Distinguem-se entre si pelos processos de secagem e de oxidação (escurecimento das folhas devido à quebra de clorofila), o que determina uma ampla gama de sabores e aromas.

Verde

Produz uma infusão de cor verde jade e um suave e relaxante odor a verduras frescas. É o menos oxidado e, por isso, preserva uma maior quantidade de catequinas (fitonutriente com uma forte acção antioxidante).

Preto

É o mais aromático e o mais forte. As suas folhas em água a ferver produzem uma bebida castanha avermelhada com um aroma semelhante ao do malte.

Oolong

Considerado uma variedade intermédia entre o verde e o preto, pode apresentar três fases de oxidação: ligeira, moderada ou completa.

Branco

Resulta da infusão de chá com folhas jovens, que não sofreram efeitos de oxidação. É o mais suave e delicado (e também o mais caro e difícil de encontrar).

6 razões para o beber

1. É hidratante

Vários estudos descrevam o chá como uma fonte de hidratação por excelência, logo a seguir à água. Outros revelam que os consumidores apreciam o chá não só para matar a sede, mas também pelo seu sabor.

2. É antioxidante

Combate o envelhecimento, devido ao seu elevado conteúdo em flavonóides (fitonutrientes com forte acção antioxidante). Esta propriedade faz do chá um fiel aliado do coração, evitando a aterosclerose, reduzindo a tensão arterial e o risco de enfarte.

3. Tanto pode ser excitante como relaxante

De acordo com a nutricionista Helena Cid, "o chá contém L-teanina e baixos níveis de cafeína o que, para além de mais benéfico para a saúde, ajuda a manter a pessoa em alerta". Por outro lado, a L- teanina produz efeitos tranquilizantes no cérebro, induzindo o relaxamanto sem causar sonolência

4. É anti-infeccioso

Os taninos (fitonutrientes com acção adstringente) não só conferem ao chá o seu sabor ligeiramente amargo, como também as suas qualidades antivirais e antibacterianas. Segundo alguns especialistas, combatem inclusive o vírus da gripe, o herpes simplex e a hepatite crónica.

5. É anticancerígeno

Os seus compostos, sobretudo os do chá verde, exercem um papel protector contra as células tumorais do pulmão, pele, próstata e estômago. Para além disso, actua contra agentes cancerígenos como as nitrosaminas.

6. Protege os dentes

Contém flúor, que contribui para o endurecimento do esmalte dentário. É por esta razão que os japoneses aconselham os seus filhos a beberem chá verde depois de comerem doces.

No entanto, não pode ser usado como substituto de uma boa higiene oral já que a desvantagem do chá é a de poder manchar os dentes.


A quantidade diária de chá recomendada

Quanto chá devemos beber?

É aconselhável beber uma ou duas chávenas de chá por dia, ao pequeno almoço e depois do almoço, cada uma com 2,5 g (uma colher de chá de folhas ou uma saqueta).

Se beber uma quantidade maior, é melhor consultar um médico, sobretudo se estiver a tomar algum medicamento ou se sofrer de alguma doença. Os componentes do chá podem afectar hipertensos, gestantes e pessoas com problemas de sono.

Chá verde para a silhueta

Um recente estudo asiático, publicado em Junho de 2007 na revista Obesity, revelou que a ingestão diária de catequinas estava associada à redução da gordura abdominal, uma das formas de obesidade mais perigosas e um factor de risco da doença cardíaca e da diabetes.

De acordo com as conclusões da equipa coordenada pelo investigador japonês Tomonori Nagao, o consumo regular de chá verde com um teor mais elevado de catequinas pode ajudar a reduzir a gordura corporal, ao mesmo tempo que reduz o perímetro da cintura.

Será chá, será infusão?

O chá é a infusão das folhas ou dos botões da planta camellia sinensis. Qualquer outro produto que seja chamado chá, mas não contenha esta planta, é uma infusão (o chamado chá de camomila ou de tília, por exemplo).

A infusão é a operação que consiste em conservar uma substância num líquido para lhe extrair os princípios medicamentosos ou alimentícios. Podem-se fazer infusões com outros líquidos que não a água, como é o caso do álcool ou do vinagre.

Sabia que...

...O único país europeu produtor de chá é Portugal? É produzido nos Açores e chama-se Gorreana. Considerado um chá biológico, resulta de um processo de fabrico que se mantém inalterado, há cerca de 250 anos.